Intercâmbio com o Coro da Escola Moiratis de Atenas

Intercâmbio com o Coro da Escola Moiratis de Atenas

Announcement Date: 10 Março, 2006

Recebemos a visita do Coro da Escola Moraitis à nossa cidade, coro este composto de cerca de 70 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, integrada no âmbito de intercâmbios Corais que 0 Coro Juvenil do Conservatório de A1bufeira tem vindo a realizar desde 2002. Chegaram a Portugal no dia 7 do mês de Março, fizeram uma curta visita por Lisboa antes de chegar a Albufeira, onde se alojaram no Hotel Montechoro, juntamente com cerca de 20 pais que, em paralelo, acompanharam 0 Coro e seus professores. Durante a sua estada na nossa terra, aproveitaram para visitar Faro, Silves, Lagos, Vila do Bispo e a Fortaleza de Sagres, tendo recebido um acolhimento muito positivo, apoiado pelos departarmentos de Cultura das Câmaras Municipais destas localidades, a quem ficamos muito gratos, bem como pelos simpáticos funcionáriss que os receberam e facultaram informações nos locais visitados.

Na sexta-feira, dia 10, realizaram um primeiro concerto, em conjunto com o nosso Coro Juvenil, no Restaurante Principal do Hotel Montechoro pelas 21 horas, onde tiveram uma audiência razoável, entre pais e hóspedes do Hotel, que ficaram muito bem impressionados pelo desempenho de todos estes jovens. No Sábado, pelas 17.00 horas, no Auditório Municipal, a qualidade do Concerto foi ótima e a disposição melhor ainda (…). Em ambos os Concertos foram apresentadas obras de compositores como Jiannis Antonpoulos (que acompanhou o Coro), P. Brochin, I. Moody, Tchaikowsky, Ian Mikirtoumov e Valery Oreshkin, sendo acompanhados ao piano por Luisa Koula.

Agora, tendo chegado a vez de levar os nossos jovens cantores a Atenas, partimos no dia 4 de Abril e recebemos uma avalanche de cultura logo no dia seguinte à nossa chegada.

Tivemos a excelente opotunidade de observar o imponente Canal de Corinto, com os seus 6 Km de comprimento e 23 metros de largura, que liga o mar Egeu ao mar Jónico e levou 11 anos a concluir (1883-1893), visitámos as ruínas da cidade de Micenas, sua fortaleza e o tesouro de Atreo, um dos mais perfeitos exemplos de seputura real de câmara circular, escavada numa colina. Seguimos com a visita a Nafplio, cidade vigiada pelo Forte de Bourdzi, e protegida pelas fortalezas de Palamidi, acessível por uma escadaria, em pedra, com 995 degraus. O local que se seguiu ofereceu uma oportunidade para os nossos jovens demonstrarem que a antiguidade se pode unir à atualidade, soltando suas vozes no imenso Teatro de Epidauro (350 a.C.), com a sua excelente acústica. Nos dias seguintes, da visita constou 0 Museu de Arqueologia de Atenas, Likabetus, sua vista panorâmica sobre toda a cidade, Acrópole, local Ex-Libris, com toda a sua imensidão de cultura histórica e arquitectónica. Plakas, com seu mercado e multicolor diversidade de comércio, foi onde aproveitámos para saborear os pratos tradicionais e adquirir lembranças para os amigos. Os Concertos, com apresentações individuais e conjuntas dos dois Coros, realizaram-se na Escola Moraitis, tendo os nossos jovens, mais uma vez, demonstrado o seu grande valor ovacionado e elogiado por toda a audiência presente (cerca de 450 pessoas).

O regresso a casa teve lugar no dia 10 de Abril, cansados da viagem mas com uma bagagem muito mais rica, de cultura e amizades.

 

in A Avezinha, 27 de Abril de 2006, p. 21.

Intercâmbio com o Coro da Escola Moiratis de Atenas