Encontro de Coros 30 de abril na Igreja Matriz

2 Maio, 2017

Encontro de Coros 30 de abril na Igreja Matriz

Concerto Final de Masterclass de Acordeão

9 Março, 2017

Concerto Final de Masterclass de Acordeão

Foto do concerto final da Masterclass de Acordeão promovida pelo Conservatório de Albufeira sob a égide do Prof. Gonçalo Pescada e tendo como convidado especial o renomado Prof. Vladimir Zubitsky.  A Masterclass teve lugar nas instalações do Conservatório e o concerto final teve lugar no Hotel Sol e Mar em Albufeira no dia 5 de março 2017 pelas 18h00.

Read more

Momento Musical na Câmara Municipal de Albufeira

6 Janeiro, 2017

Momento Musical na Câmara Municipal de Albufeira

Um belo momento musical dos Alunos do Conservatório de Albufeira na Câmara Municipal de Albufeira. O evento teve lugar no dia 28/12 na apresentação dos Cumprimentos e Mensagem de Ano Novo do Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Read more

Masterclass com Miljan Bjeletic

27 Junho, 2016

Masterclass com Miljan Bjeletic

Este ano o Conservatório de Albufeira recebe um grande pedagogo do acordeão, a convite do Prof. Gonçalo Pescada, para uma série de masterclasses. No fim, haverá um concerto de apresentação dos alunos na Capela da Orada no dia 29 de Junho às 21h. Miljan Bjeletic Concluiu os estudos de Acordeão no prestigiado Conservatório de Música P. I. Tchaikovsky em Kiev, Ucrânia, com o Prof. Dr N. A. Davidov, onde obteve o seu Mestrado em 1998. No período de graduação e pós-graduação, participou em renomeadas competições: The World Cup na Suécia (1995), no qual venceu a medalha de bronze enquanto representante da Jugoslávia, e Grand Prix da International Competition em França (1997), tendo merecido o Primeiro Prémio. As suas competências excecionais como pedagogo também têm sido reconhecidas internacionalmente, sendo convidado para seminários, masterclasses e outros. Os seus alunos já venceram mais de 200 prémios e competições nacionais e internacionais de grande prestígio. O elevado número de estudantes e os seus concertos no estrangeiro, bem como o seu sucesso nas competições, têm contribuído largamente para uma maior afirmação do acordeão na Sérvia, sendo membro regular de júris como representante deste país. A Associação de Pedagogos de Música e Ballet e a Associação das Escolas de Música e Ballet da Sérvia atribuíram-lhe prémios (em 2004 e em 2008) pelos seus resultados de vários anos. Detém o Certificate of the Higher League of World’s Accordionists, atribuído em Kiev (2007), bem como o Diploma da Escola de Música Dr. Miloje Milojević (2008) pelos méritos excecionais…

Read more

Atuações no Hotel Real Bela Vista

5 Maio, 2014

Atuações no Hotel Real Bela Vista

Numa parceria com o Hotel Real Bella Vista de Albufeira, o Conservatório apresentou o repertório dos seus projetos coletivos numa série de concertos que se realizaram em Maio de 2014. Os alunos ganharam mais experiência de palco, acrescentando sempre pequenas surpresas entre cada performance. Nesta série participaram: Ensemble de Acordeões Coro Juvenil Coro Vox Albuhera Pequenos Violinos de Albufeira

Read more

Concerto de Natal Solidário ADRA

22 Dezembro, 2013

Concerto de Natal Solidário ADRA

Depois de uma temporada de concertos de Natal pelo Conservatório de Albufeira, houve lugar para um grande concerto: a 22 de Dezembro, a Casa da Música recebeu o Concerto Solidário de Natal organizado pela Comissão Regional Norte da ADRA. A convite desta mesma organização, a direção artística ficou a cargo do maestro José Alves Dias, então também diretor pedagógico do Conservatório de Albufeira. A primeira parte foi o momento de orgulho de muitos pais, na qual os alunos do Conservatório de Albufeira, do Colégio Adventista de Oliveira do Douro e da EB do Outeiro apresentaram um excerto da obra “Cantar o Natal” de Jos Wuytak, com vozes e instrumentos ensaiados a rigor. Todos os professores em todas as escolas trabalharam com os seus alunos, e nos quatro ensaios marcados com os cerca de 170 jovens participantes, o maestro José Alves Dias tratou de juntar todo o trabalho com grande disciplina e método… e fazer música. Para muitos alunos esta terá sido uma experiência única na vida: pisaram o palco da Casa da Música e não deixaram nada a desejar. Da parte do Conservatório de Albufeira, 91 participantes e familiares deslocaram-se para este grande evento, tendo muitos deles sido gentilmente recebidos no internato do Colégio Adventista de Oliveira do Douro. A segunda parte do concerto envolveu coralistas amadores de várias Igrejas Adventistas do Sétimo Dia do norte do País que se juntaram no Coro ADRA para cantar a obra de Benjamin Harlan e de Bryan Jeffery Leech, traduzida para português como “Um Natal Inesquecível”. Para que nada faltasse neste espetáculo, foi convidada a participar a Orquestra Filarmonia das…

Read more

Gala de Natal 2013

15 Dezembro, 2013

Gala de Natal 2013

O Conservatório de Albufeira estreou-se no Palácio de Congressos do Algarve – Salgados Grande Hotel, a 15 de Dezembro de 2013 para apresentar o seu espetáculo “Cantar o Natal”. Em palco estiveram todas as classes de conjunto: Ballet (Prof.ª Ana Brito), Orquestra Orff (Prof.ª Sandra Cardoso), Orquestra de Cordas (Prof. José Alves Dias), Ensemble de Flautas (Prof. Paulo Cabrita), Orquestra de Guitarras (Prof. Fernando Ponte), Pequenos Violinistas de Albufeira (Prof. José Alves Dias), Coro Infantil (Prof.ª Sandra Cardoso), Coro Juvenil (Prof. José Alves Dias), Coro Vox Albuhera (Prof. José Alves Dias), Coro Tradicional (Prof. José Alves Dias) e Alunos de Música da Escola Alemã do Algarve (Prof.ª Mariana Cruz), num programa  contínuo do princípio ao fim, fruto do trabalho articulado entre todas as disciplinas ao longo do primeiro período de aulas. O repertório consistiu em excertos da obra “Cantar o Natal” de Jos Wuïtak articulados com outra peças que, em conjunto, contam a história do Natal. No final, a ex-aluna e convidada muito especial Filipa Sousa, juntou-se como solista ao tutti para a música final.

Read more

Encontro de Coros

23 Julho, 2013

Encontro de Coros

Se há sensação próxima de se estar em atmosfera celestial, os Pequenos Cantores de St. Louis de Paris cumprem os requisitos. Na sua viagem a Portugal, organizada pela Alliance Française de l’Algarve e apoiada pelo Seminário de S. José, da Diocese do Algarve, pelo Grupo Coral Ossonoba, pela Câmara Municipal de Tavira e pelo Conservatório de Albufeira, este coro percorreu palcos de Norte a Sul e maravilhou os ouvintes pela sua qualidade tímbrica que se deve, por um lado, às vozes juvenis mas também ao visível rigor técnico que permite uma perfeita afinação e fusão entre todas as vozes, bem como uma projeção de som surpreendente. Tudo isto são frutos do trabalho da maestrina Marina Lobaton, onde a disciplina se mistura com uma visível cumplicidade com os jovens. O Coro Vox Albuhera do Conservatório de Albufeira (dirigido pelo Pro. José Alves Dias), teve o privilégio de partilhar o público com este coro no passado dia 22 de Julho na Igreja Paroquial de S. José, em Ferreiras, com quem cantaram a peça brasileira “Tutu Marambá”, depois de cada coro ter apresentado o seu repertório. Foi um concerto de entrada livre que ficou certamente na memória de muitos e que deixou a vontade de fazer cada vez mais pela música coral em Albufeira.

Read more

Apresentação dos Projetos Coletivos do Conservatório

26 Junho, 2012

Apresentação dos Projetos Coletivos do Conservatório

Concerto de Encerramento do Ano Letivo 2011/2012 O sarau iniciou-se com a Orquestra ORFF, sob a direção de Sandra Cardoso, a que se seguiu a atuação de alunas de ballet, dirigidas pela professora Carla Lopes Mota, jovens que tiveram outras intervenções durante o espectáculo. O coro feminino, dirigido pelo maestro Yan Mikirtoumov, interpretou diversos trechos, entre eles a peça “Amendoeiras” de Frederico de Freitas e “Vila de Campo Maior”, uma canção tradicional. O professor José Alves Dias, que foi muito interventivo durante o sarau, dirigiu os Pequenos Violinistas que foram muito aplaudidos pela qualidade que evidenciaram. Aplaudidos também foram os alunos de acordeão do professor Gonçalo Pescada, um septeto que incluíu o campeão nacional José Dias. Sandra Cardoso dirigiu o Coro Infantil que fez rir os espectadores com as canções “Eu tenho um amigo” e “Lagarto Pintado”. O Quarteto de Violinos,  integrando o já referido José Alves Dias e os professores Oksana Kasiyanchuk, Lyubov Sharlay e Vadim Petrov deliciaram o público. Novamente, com o professor José Alves Dias em foco, foi a vez de atuar o Vox Albuhera, em bonitas peças vocais. Ao piano, a professora Alany Steiner interpretou três trechos musicais, a que seguiu a classe de guitarra, dirigida pelo professor Fernando Pinto, primeiro com três solistas e depois com todos os elementos que constituem a orquestra. A professora Isabel Barton dirigiu o Coro que participaria na primeira peça de actuação da Orquestra de Cordas de Albufeira, dirigida por José Alves Dias. O trecho de “Habanera”, de Georges Bizet teve a colaboração…

Read more

11º Troféu de Acordeão

24 Junho, 2006

José Dias – Vice-Campeão Nacional na Categoria Iniciado (352 pontos)

Read more

III Festival Internacional de Coros Juvenis de Coimbra

25 Maio, 2006

III Festival Internacional de Coros Juvenis de Coimbra

O Coro Juvenil do Conservatório de Albufeira, dirigido pelo Prof. Ian Mikirtoumov, deslocaram-se a Coimbra.

Read more

Intercâmbio com o Coro da Escola Moiratis de Atenas

10 Março, 2006

Intercâmbio com o Coro da Escola Moiratis de Atenas

Recebemos a visita do Coro da Escola Moraitis à nossa cidade, coro este composto de cerca de 70 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, integrada no âmbito de intercâmbios Corais que 0 Coro Juvenil do Conservatório de A1bufeira tem vindo a realizar desde 2002. Chegaram a Portugal no dia 7 do mês de Março, fizeram uma curta visita por Lisboa antes de chegar a Albufeira, onde se alojaram no Hotel Montechoro, juntamente com cerca de 20 pais que, em paralelo, acompanharam 0 Coro e seus professores. Durante a sua estada na nossa terra, aproveitaram para visitar Faro, Silves, Lagos, Vila do Bispo e a Fortaleza de Sagres, tendo recebido um acolhimento muito positivo, apoiado pelos departarmentos de Cultura das Câmaras Municipais destas localidades, a quem ficamos muito gratos, bem como pelos simpáticos funcionáriss que os receberam e facultaram informações nos locais visitados. Na sexta-feira, dia 10, realizaram um primeiro concerto, em conjunto com o nosso Coro Juvenil, no Restaurante Principal do Hotel Montechoro pelas 21 horas, onde tiveram uma audiência razoável, entre pais e hóspedes do Hotel, que ficaram muito bem impressionados pelo desempenho de todos estes jovens. No Sábado, pelas 17.00 horas, no Auditório Municipal, a qualidade do Concerto foi ótima e a disposição melhor ainda (…). Em ambos os Concertos foram apresentadas obras de compositores como Jiannis Antonpoulos (que acompanhou o Coro), P. Brochin, I. Moody, Tchaikowsky, Ian Mikirtoumov e Valery Oreshkin, sendo acompanhados ao piano por Luisa Koula. Agora, tendo chegado a vez de levar os nossos jovens cantores a Atenas, partimos no dia 4 de Abril e recebemos uma avalanche…

Read more

Intercâmbio Cultural de Coros

21 Outubro, 2004

Intercâmbio Cultural de Coros

Coro Schedrik (dir. Irina e Pavol Brokhin) – Alemanha Coro Masculino Schubertbund – Alemanha Coro Juvenil do Conservatório de Albufeira Coro Sénior do Conservatório de Albufeira Grupo Voral de Tavira Grupo Coral de Santa Catarina da Fonte do Bispo O intercâmbio decorreu entre 21 e 26 de Outubro e envolveu um ciclo de concertos em Quarteira, Tavira, Ferragudo e Albufeira.

Read more

Encontro de Coros em Oberpleis

7 Julho, 2004

Encontro de Coros em Oberpleis

O Coro Juvenil do Conservatório de Albufeira participou neste Encontro de Coros pela mão do maestro Ian Mikirtoumov, sendo que o coro Schedrik de Oberpleis (dirigido por Irina e Pavol Brokhin) viria posteriormente, em Outubro, ao Algarve para o Intercâmbio Cultural.

Read more

Os Músicos de Bremen

22 Junho, 2002

Os Músicos de Bremen

Coros Juvenil e Sénior (Prof. Ian Mikirtoumov) Classe de Ballet (Prof. Marta Morais) Narração: Fernando Ponte Artistas: Raquel Peters, Filipa Sousa, Ana Vanessa Cerqueira, Daniel Santos, Micael Rijo, Vítor Correia, Nuno Beldade, Jorge Pascoal, Miguel Vidigal, Jorge Marques e André Cerqueira. O público que encheu o Auditório Municipal vibrou com a atuação dos jovens que integraram o elenco que, sob a direção do Professor lan Mikirtoumov, mostrou que, com trabalho, devoção e alguma qualidade, é possível realizar grandes feitos. O espectáculo teve a duração de cerca de uma hora com 19 quadros, essencialmente musicais, contando com a colaboração das alunas da classe de ballet da Professora Marta Morais e dos coros sénior e juvenil do Conservatório. A gravação e montagem esteve a cargo do Professor Fernando Ponte, sendo a adaptação para português feita por Cristina Pascoal e Ian Mikirtoumov. Paulo Moreira deu o seu apoio nas cenas de palco. Quanto aos artistas e cantores, foram os seguintes: as cantoras Raquel Peters e Filipa Sousa, bem acompanhadas pelos elementos dos coros, Ian Mikirtoumov, Ana Vanessa Cerqueira, Daniel Santos Micael Rijo, Vitor Correia, Nuno Beldade, Jorge Pascoal, Miguel Vidigal, Jorge Marques e André Cerqueira. A narração esteve a cargo de Fernando Ponte. Foi uma experiência muito rica No final do espetáculo registámos as opiniões de alguns dos responsáveis pela sua realização e começámos pelo Presidente da Direção António Manuel Nóbrega, que nos disse “que foi uma experiência muito rica da iniciqtiva do Ian, nosso professor de coro, e ficámos cheios de alegria porque tudo correu muito…

Read more

Coro Juvenil no I Festival Internacional de Coros, Provence, França

12 Abril, 2000

Coro Juvenil no I Festival Internacional de Coros, Provence, França

O Coro Juvenil do Conservatório de Albufeira participou no I° Festival Internacional de Coros Juvenis realizado em Provence, França. Disse quem viu, que não pareciam estar a chegar de uma viagem de autocarro que durara 26 horas, perante tanta alegria, tanto entusiasmo, tanto orgulho, que transbordava das suas vozes, ao cantar 0 Hino Nacional diante de todos os que os aguardavam à chegada a Albufeira, no passado dia 15 de Abril, cerca das 19 horas, nomeadameme o presidente da Câmara, Desidério Silva, vereadora Ana Vidigal, do pelouro da Cultura, António Nóbrega, diretor do Conservatório de Albufeira, entre tantos outros, pais e amigos destes jovens cantores do Coro Juvenil do Conservatório. Foram assim ovacionados com muitos e merecidos aplausos pela sua honrosa representação de Portugal neste 1° Festival Internacional de Coros Juvenis que teve lugar em várias localidades do Sul de França, entre os dias 12 e 14 de abril, convidados pela Aicler Provence, Escola de Artes e entidade organizadora de inúme- ros eventos culturais, tais como concertos, festivais, concursos regionais, nacionais e internacionais, no campo da música, canto, dança, etc. Foi com imenso prazer que os nossos jovens cantaram e encantaram, ao lado de coros internacionalmente conhecidos, podendo até dizer-se famosos, vencedores de vános prémios em concursos internacionais, tais como o Coro Vivaldi – Pequenos Cantantes de Catalunya, de Espanha, criado em 1989, e dirigido pelo famoso pianista e maestro Oscar Boada; 0 Coro Magnificat, da Hungria, fundado em 1990 e dirigido pela maestrina Valeria Szebehedi; os Picoli Cantori di Torino, da Itália, nascido…

Read more

1.ª Audição do Ano Letivo

25 Junho, 1994

1.ª Audição do Ano Letivo

A primeira audição teve lugar no S. João Cine (Areias de S. João), organizado pelos professores: ACORDEÃO – Prof.ª Ivelina Pereira PIANO – Prof.ª Simone Gonçalves, Prof. João Galante e Prof. Vítor Tenazinha BALLET – Prof.ª Ana Margarida CORO – Prof.ª Ivelina Pereira GUITARRA – Prof. Konstantin Gotzer.

Read more

O Primeiro Ano Letivo

20 Setembro, 1993

O Primeiro Ano Letivo

O Conservatório Regional do Algarve abriu as suas portas em Albufeira com a criação de uma delegação nesta cidade. As crianças e jovens, entre os 5 e os 16 anos, já começaram a dar os seus primeiros passos na dança e na música. O estabelecimento de ensino com 140 alunos matriculados e seis professores, está a funcionar nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Albufeira, em três pequenas salas, que apesar de insuficientes para as necessidades, permite cumprir, desde já, os objectivos propostos: despertar a vocação e interesse das crianças e jovens para actividades culturais, garantir que adquiram habilitações oficiais e ocupem os tempos livres. As aulas iniciaram-se em Outubro no grau de iniciação, nos dias úteis e sábados, das 17 às 20 horas, nas disciplinas de formação musical, piano, viola e ballet. Encontram-se ainda abertas inscrições para as disciplinas de violino, canto e flauta. O presidente da direção, António Nóbrega, espera vir a constituir também um coral da delegação, confessou ao”Correio da Manhã”. E, pretende que no futuro os alunos possam preencher uma lacuna atual,”complementar a actividade turística com bons músicos”, naquela que é a “capital” do turismo algarvio. Para António Nóbrega 0 projeto concretizou-se em boa hora: “A cidade vive quase permanentemente em ambiente de lazer e visitada por muitas pessoas, incluindo marginais e traficantes droga, atraídos pelo turismo e pelo alto nível de vida da população. Os nossos jovens integrados no ambiente normal de zonas turísticas são facilmente atraídos para atividades pouco apropriadas.” Um conjunto de comportamentos…

Read more