Depois de uma temporada de concertos de Natal pelo Conservatório de Albufeira, houve lugar para um grande concerto: a 22 de Dezembro, a Casa da Música recebeu o Concerto Solidário de Natal organizado pela Comissão Regional Norte da ADRA. A convite desta mesma organização, a direção artística ficou a cargo do maestro José Alves Dias, então também diretor pedagógico do Conservatório de Albufeira. A primeira parte foi o momento de orgulho de muitos pais, na qual os alunos do Conservatório de Albufeira, do Colégio Adventista de Oliveira do Douro e da EB do Outeiro apresentaram um excerto da obra “Cantar o Natal” de Jos Wuytak, com vozes e instrumentos ensaiados a rigor. Todos os professores em todas as escolas trabalharam com os seus alunos, e nos quatro ensaios marcados com os cerca de 170 jovens participantes, o maestro José Alves Dias tratou de juntar todo o trabalho com grande disciplina e método… e fazer música. Para muitos alunos esta terá sido uma experiência única na vida: pisaram o palco da Casa da Música e não deixaram nada a desejar. Da parte do Conservatório de Albufeira, 91 participantes e familiares deslocaram-se para este grande evento, tendo muitos deles sido gentilmente recebidos no internato do Colégio Adventista de Oliveira do Douro.
A segunda parte do concerto envolveu coralistas amadores de várias Igrejas Adventistas do Sétimo Dia do norte do País que se juntaram no Coro ADRA para cantar a obra de Benjamin Harlan e de Bryan Jeffery Leech, traduzida para português como “Um Natal Inesquecível”. Para que nada faltasse neste espetáculo, foi convidada a participar a Orquestra Filarmonia das Beiras e, com muito rigor e exigência nos ensaios, os coralistas amadores viram o seu trabalho surtir um belo efeito, ao qual teremos acesso em breve no DVD do concerto que será lançado.
A receita dos bilhetes reverteu exclusivamente para o apoio de famílias carenciadas no norte do País, tendo todos os custos do concerto sido patrocinados e apoiados por diversas entidades.